banana
Este tipo de lição compreende quatro partes, que são:
1. Exercícios de “mise en train” (aquecimento) – esta parte tem por objetivo preparar o organismo para os diferentes esforços, solicitanto, a um só tempo, o corpo e o espírito. Os exercícios são de efeitos higiênicos e propiciam a super-ativação funcional, preparação articular, muscular e nervosa. O aquecimento se realiza com deslocamentos, em pequenas corridas e marchas em cadências variadas, porém, os movimentos são realizados com leveza, brandura e relativa liberdade.
2. Exercícios de “assouplissements” (flexibilidade) e de desenvolvimento muscular – parte formativa de efeitos morfológicos. Flexionar e tonificar. Os exercícios desenvolvidos nesta etapa visam dar maior amplitude às articulações e desenvolver a ação e a elasticidade das diferentes partes do corpo, e, ao mesmo tempo, proporcionar a consciência da boa atitude. Quando não se dispõe de material, sugere-se utilizar um companheiro como oponente.
3. Exercícios de agilidade e de “CRAN” (energia) – compreendem exercícios de coragem, de resistência, de agilidade, de força, executados com economia, graça, beleza e maestria, que tem por objetivo, proporcionar um grande controle corporal. Sua finalidade é para prevenir o mal, ou seja, possibilitar aos indivíduos, reagir consciente e utilmente diante de situações imprevistas ou inusitadas e para treinamento da vontade.
4. Exercícios esportivos e exercícios utilitários – processos e formas recreativas, tendo um caráter de emulação coletiva e no espírito das atividades escolhidas: desportos coletivos, individuais e de combate. Tem como finalidade a iniciação, o aperfeiçoamento e a manutenção. Deverá proporcionar satisfação e alegria. Nesta 4ª parte, quando houver necessidade, pode-se dar “volta a calma”, dentro do espírito e da concepção do trabalho esportivo generalizado, além de medidas higiênicas, tais como banhos, duchas ou abluções.