balança
Balança universal
Significado de Balança
Instrumento que serve para comparar massas, formado de um travessão móvel e de pratos, pondo-se num o corpo a pesar, no outro os pesos marcados.
Emblema da Justiça.
Historia da balança
As balanças tiveram origem na antiga civilização egípcia, em torno de 5000 a.C. Este aparelho é destinado a determinar a massa dos corpos ou como se diz em linguagem comum, para "pesá-los".
A balança é um dos instrumentos de medida mais antigos que se conhecem, As balanças primitivas consistiam de um simples travessão com um eixo central, tendo em cada extremidade um prato.
Balanças existem dos mais diversos tipos, cada uma com certa sensibilidade, capaz de assimilar pequenas variações de massa.
Sensibilidade - uma das mais importantes características, diz-se que uma balança é sensível ao miligrama quando, por exemplo, a massa de um miligrama em um dos pratos consegue provocar o desequilíbrio, inclinando para o lado.
Fidelidade - é ter o mesmo resultado sempre que medir a mesma massa tem que observar que o resultado da pesagem não seja influenciado pela posição do corpo no prato da balança.
Justeza - existe sempre equilíbrio quando se colocam massas iguais nos dois pratos, quando temos braços iguais.
Conforme o princípio de funcionamento, as balanças podem ser classificadas em: Gravimétricas quando comparam a carga com padrões de massa aferidos (pesos), e Dinamométricas quando o peso da carga é equilibrado pela força elástica de molas metálicas ou sistema equivalente. Esta última está sujeita aos defeitos conhecidos como histereses elásticas e com o uso perdem rapidamente as características iniciais, logo seu uso para o comércio é condenado.
Para pesagens de precisão alguns fatores influenciam, como: Temperatura, a posição da carga sobre o prato, o desnivelamento da balança e outros.
A unidade usual para massa é o kg, por se tratar de uma unidade do SI. Portanto, o correto é