Tecidos Osseos
Densitometria Óssea
Tecido Ósseo
Osteoporose
Goiânia
20.........
Introdução
O osso é um tecido vivo e todo osso velho é constantemente removido e substituído por outro novo. Por via de regra este intercâmbio está em equilíbrio, e o conteúdo mineral permanece relativamente constante. Este equilíbrio pode ser perturbado por certos distúrbios metabólicos e endócrinos, causando alterações, entre elas a osteoporose, que é uma deficiência da própria matriz orgânica do osso.
Como a osteoporose é uma doença assintomática a prevenção ainda é o melhor caminho para evitar um avanço, sem controle, desta enfermidade.
As mulheres, sobretudo as de cor branca, são mais suscetíveis a este problema devendo fazer exame periódico a partir dos 50 anos de idade. A densitometria óssea de Duplos Raios é o mais indicado devido à sua confiabilidade e mínima taxa de desvio padrão nos resultados obtidos. A calibração do aparelho é fator indispensável para se conseguir um ótimo resultado tanto, na qualidade como no que se refere ao valor real da quantidade de cálcio nos ossos estudados. O conhecimento técnico é também fator dominante para um bom resultado densitomográfico.
Tecido Ósseo
Figura 1 Tecido Ósseo.
O tecido ósseo é um tecido conjuntivo de sustentação.
Apresentaremos algumas de suas características:
É formado por células vivas os osteócitos.
É vascularizado (possui vasos sangüíneos , quando quebrado sangra.)
Possui terminações nervosas(quando quebrado dói muito)
Possui os Osteoblastos(Células de origem embrionária que origina os osteócitos).
Possui os Osteoclastos ( Células gigantes ,multinucleadas, são responsáveis pela desintegração e absorção da matriz óssea).
Possui colágeno que confere resistência ao osso e a matriz orgânica 65% da dureza.
Material intercelular: praticamente