Balanced Scorecard
REINALDO CONTÓ
EDGARD FERREIRA MACHADO JÚNIOR
ANDRÉ DE SIQUEIRA MORAES
Balanced Scorecard para o Setor Público
RESUMO: Atualmente, existem muitos estudos sobre desempenho organizacional, principalmente relacionado ao setor privado. Nas últimas décadas, no entanto, o setor público também vem sendo pressionado para melhorar seu desempenho e demonstrar maior transparência e avaliação de resultados. Neste contexto, algumas instituições públicas têm buscado práticas gerenciais do setor privado, entre elas o modelo do Balanced Scorecard (BSC). O objetivo deste artigo é descrever um estudo sobre a aplicação do BSC em uma instituição pública brasileira, sobre o processo de formulação e implementação da estratégia, utilizando o modelo do BSC. No trabalho, está abordada a noção geral do BSC, em seguida a possível aplicação no setor público e finalizado com um exemplo e análise de um órgão do Setor Público no qual está implantado o BSC.
PALAVRAS-CHAVE: Eficiência – Qualidade - Balanced Scorecard – Setor Público -
1. INTRODUÇÃO
O Brasil é um país marcado por características bastante peculiares e que sofreram e sofrem influência de diversos aspectos. Sua dimensão geográfica continental, diversidade cultural e certas particularidades históricas ligadas, em especial, aos longos anos de escravidão e adoção do modelo econômico agrícola, entre tantos outros fatores, levaram a concepção atual do país.
Naturalmente que tais questões afetaram a Administração Pública, dando-lhe as características que hoje conhecemos, dentre as quais enfatizamos a ausência de qualidade e ineficiência dos serviços prestados aos cidadãos. Tal problema é visível.
Sem dúvida, existe, por parte da administração pública, uma constante busca por reformas e novos instrumentos para modernizar e melhorar a eficiência e qualidade dos serviços prestados, além de