Balanced scorecard
BALANCED SCORECARD - AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2
BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO 3
BALANCED SCORECARD - AVALIAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Segundo Kaplan e Norton, Balanced Scorecard é uma técnica que visa a integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos da qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. - Perspectiva financeira: Indica se a estratégia da organização, implementação e execução, estão contribuindo para a melhoria financeira. - Perspectiva do cliente: Descreve as formas nas quais o valor deve ser criado para os clientes, como a demanda do cliente por esse valor deve ser satisfeita e o motivo pelo qual o cliente vai querer pagar por ele. - Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: Identifica a infra-estrutura necessária para gerar crescimento e melhorias em longo prazo. - Perspectiva dos processos internos: Definir o que a organização deve fazer para atender as expectativas dos clientes.
Segundo Kaplan e Norton (1997), “o Balanced Scorecard traduz a missão e as estratégias das empresas num conjunto abrangente de medidas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica”. O intuito é que o BSC torne-se um método acessível a todos os setores de uma organização, onde os mesmos possam saber a visão, a missão e a estratégia da empresa ao qual esteja inserida, e possam interagir através de uma lógica de causa e efeito.
A determinação da estratégia é parte de um contínuo processo que tenta responder qual a missão da organização, qual a função que ela desempenha no mercado para tornar-se útil e justificar os seus resultados perante as