Balanced Score Card
AUTORES:
Elisangela Fernandes dos Santos – graduanda em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia
José Cassemiro dos Santos Júnior – graduando em Ciências Contábeis na Universidade Federal da Bahia
Rosane da Silva Barreto - graduanda em Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairu.
Yumara Lúcia Vasconcelos – Mestre em Contabilidade – FVC
Alexon Mércio Reis de Macedo – graduando em Ciências Contábeis na Fundação Visconde de Cairu.
BALANCED SCORECARD COM ÊNFASE NA INFORMAÇÃO DE NATUREZA CORPORATIVA E SOCIAL
Resumo
Definir as estratégias empresarias a serem adotadas pelas empresas para consecução das metas e objetivos pré-estabelecidas é fator crucial de sucesso para as organizações. A forma com que as entidades relacionam-se com o ambiente por meio de suas atividades e ações é a expressão real de sua identidade social perante o mercado.
Todas as práticas voltadas para o mercado de uma empresa devem apresentar perspectivas de responsabilidade social, já que o resultado de suas ações afeta a qualidade de vida da população e o ciclo de vida dos recursos naturais.
O resultado deste trabalho foi à proposição de um modelo de Balanced Scorecard que permite uma leitura acerca da responsabilidade social de uma entidade. O lastro da pesquisa foi o levantamento bibliográfico e documental acerca do tema.
Pretensos em não esgotar o tema, o presente trabalho visa colocar o modelo proposto em discussão, trazendo sugestões práticas e dirigidas à sua utilização.
Palavras-chave: Responsabilidade social, meio-ambiente, Balanced Scorecard, indicadores de desempenho.
1. Considerações Iniciais
A internacionalização dos mercados obriga as empresas a se adaptarem de maneira rápida e precisa às mudanças de cenário. Nesse contexto, o posicionamento estratégico determinará a forma como estas deverão reagir às intempéries do