Balanced score card
O objetivo deste trabalho é demonstrar o quanto é importante e indispensável uma organização ter um sistema de gestão, onde possa ajudar a implementar e controlar suas estratégias para um melhor desempenho empresarial. Antigamente, a alocação de recursos era pura e simplesmente financeira e física, e os índices financeiros de produtividade eram utilizados para mensurar o desempenho.
Todavia, os executivos necessitavam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente corporativo e sobre o desempenho organizacional, pois sem estes não teriam como manter o rumo da excelência empresarial.
É através dessa necessidade que nasce o Balanced Scorecard, que oferece aos executivos as ferramentas que necessitam para alcançar o sucesso no futuro.
1. Definição
Balanced scorecard (BSC) é um planejamento estratégico e sistema de gestão que habilita as organizações a clarear sua visão e estratégia, traduzindo-as em ações, serve para melhorar a comunicação interna e externa, e monitorar o desempenho estratégico contra a organização objetivos.
Foi criado por Robert Kaplan, da Harvard Business School, e David Norton como um quadro de medição de desempenho que acrescentou medidas estratégicas de desempenho não financeiros às tradicionais métricas financeiras para dar aos gerentes e executivos uma visão mais "equilibrada" do desempenho organizacional.
O Balanced Scorecard (BSC) é a forma de planejar e controlar empresas unindo a rápida implantação com controles eficientes. Isso tornou mais eficiente a administração de empresas, em níveis antes impossíveis de ser alcançados.
2. Objetivo e Perspectivas
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que materializa a visão e a estratégia da empresa por meio de um mapa coerente com objetivos e medidas de desempenho, organizados segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno