Análise filme: 7 anos no tibet
ANÁLISE DO FILME: SETE ANOS NO TIBET
PSICOLOGIA PROCESSOS PSICOLÓGICOS PROFESSORA KEILA
ALUNAS: CAMILA MELLO JÉSSICA CUSTÓDIO
MARINGÁ, 2010
PERCEPÇÃO
Sensação: Uma simples consciência dos componentes sensoriais e das dimensões da realidade – (mecanismo de recepção de informações).
Percepção: Supõe as sensações acompanhadas dos significados que lhes atribuímos como resultado da nossa experiência anterior – (mecanismo de interpretação de informações).
Análise do Filme: Sete Anos no Tibet
De acordo com a teoria da percepção, os estudos da Braghirolli (2007), pude ver várias mudanças ocorridas na vida de Heinrich Harrer, interpretado por Brad Pitt. O filme se passa no final da década de 30, e segue ao início da década de 50. Num período de muitos conflitos onde se origina a Segunda Guerra Mundial, Senhor Harrer é um Austríaco muito orgulhoso e cheio de si. Ele abandona sua esposa grávida para escalar o mais alto pico dos Himalaias. Sua percepção com a vida é totalmente fria e amarga. Ele segue seu caminho e chega perto de conseguir atingir seu alvo quando a dá-se o início da Segunda Guerra Mundial, em terras Britânicas, a equipe de alpinistas alemães é presa e enviada para India, onde permanecem alguns anos. (Harrer sofre muito pela culpa de não estar com seu filho, sua percepção muda quando recebe uma carta de sua esposa pedindo divórcio, afirmando que casaria-se com outro, e com a carta de que seu filho já chamava o outro homem de pai, pedindo também que ele não o procurasse mais). Harrer consegue escapar junto com alguns companheiros, e segue só rumo ao Tibet. Mais pra frente ele encontra um dos companheiros e se