Balanceamento de linha
Um indústria, assim como qualquer outro tipo de empresa, tem uma filosofia única de existência; obter lucro sobre o capital investido. Para colocá-la em prática é de extrema necessidade a instituição possuir uma linha de produção ou linha de montagem que funcionem corretamente e o mais eficientemente possível. Nela os postos de trabalho devem sempre trabalhar em sintonia entre si, de modo que um não atrase o outro e que a linha trabalhe de maneira mais enxuta possível. Nesse trabalho, esse tema será abordado desde a sua base, montando uma ordem cronológica para que o balanceamento possa ser feito. Primeiramente o tempo de produção de uma empresa deve ser analisado, ou seja, todos os postos de trabalho devem ter suas operações cronometradas para que a realização da próxima etapa seja possível; o encontro do gargalo. Este é o maior tempo entre todas as operações, é ele que causa acúmulo de materiais na linha e atraso aos postos posteriores. Finalmente é possível realizar o balanceamento; que nada mais é que a eliminação dos gargalos e a implementação de um tempo único e igual para todas as etapas produtivas.
INTRODUÇÃO
“O balanceamento de linha de produção ou montagem de uma empresa visa empregar, eficientemente, os recursos produtivos na linha de produção, de forma, a nivelar a capacidade de produção dos segmentos em suas respectivas operações.” (TUBINO, 2007).
O balanceamento é uma expressão usada nas indústrias que significa nivelar em relação há tempos, uma linha de produção ou montagem, dando a mesma carga de trabalho, às pessoas ou máquinas em um fluxo de produção.
O balanceamento anula os “gargalos” de produção, proporcionando o máximo de produtividade e eficiência, eliminando as “esperas” e mantendo o ritmo de trabalho do conjunto.
Então, antes de aprofundar os estudos no balanceamento de linha, deve-se conhecer mais sobre os tempos de produção e sobre os gargalos de produção.
1. TEMPOS DE PRODUÇÃO
Antes de qualquer