Balanceamento de linha
O que é a Linha de Balanço?
É uma técnica de planejamento e controle que considera o caráter repetitivo das atividades de uma edificação. Por meio da Linha de Balanço (Line of Balance - LOB) o engenheiro da obra passará a ter uma visão mais simples da execução das atividades servindo como ferramenta de apoio na melhoria da produtividade e qualidade nos canteiros. E poderá dispor de uma técnica eminentemente gráfica (visual) que será um valioso aliado nas suas comunicações em obra.
A Linha de Balanço é derivada do gráfico de barras (Gantt), onde ao invés de colocarmos as atividades ou fases da obra no eixo vertical, colocamos, por exemplo, os pavimentos. Assim cada barra continua representando uma atividade, ou fase da obra, porém deixa de ser horizontal para se ter uma inclinação, que representará o ritmo com que avança pelos pavimentos.
Dessa forma a Linha de Balanço pode indicar o sequenciamento da atividade pelas diversas unidades de repetição da obra. Estas unidades de repetição podem ser os pavimentos, os apartamentos, as casas unifamiliares, os quilômetros de estrada, os metros de canalização, etc.
02
Onde posso aplicar a Linha de Balanço?
O conceito da LoB pode ser aplicado à manufatura ou construção de qualquer projeto repetitivo. Na construção os projetos de construção de estradas, obras de saneamento (água/esgoto), construção de conjuntos de casas unifamiliares, conjuntos de blocos de apartamentos, edifícios altos, etc.
03
O que posso obter da Linha de Balanço?
Como a LoB indica o ritmo de execução da obra ao longo das unidades pode ser facilmente utilizada para determinar em qualquer instante 1. As atividades ou processos que estão abaixo do desejado e requerem ritmos mais acelerados para satisfazer as quantidades de produção planejadas, 2. As atividades ou processos que estão adiantados e que podem resultar em recursos operacionais além do necessário, e 3. Uma previsão das unidades concluídas por atividade, grupo de trabalho, ou