Balance Scorecard
Ambiente Econômico
Combinados aos dados sobre tamanho e crescimento do PIB, renda familiar média e despesas com medicamentos e perfumaria oferecem à Brasil Pharma o discernimento sobre as oportunidades de mercado em cada Estado. O tamanho de mercado varia bastante entre os estados brasileiros. O caso de São Paulo é o que mais chama atenção, já que sozinho alcança a maior pontuação para o indicador, com Produto Regional Bruto (PRB) acima de 1,3 trilhões de reais (520 bilhões de dólares) em 2010, contabilizando 31,5% PIB brasileiro.
Dois estados – Rio de Janeiro e Minas Gerais – recebem a segunda maior pontuação para o Tamanho de Mercado. Em seguida 4 estados – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia – têm as maiores pontuações. A Bahia é o único estado fora da região Sul e Sudeste com o PRB no patamar de 150 a 299 bilhões de reais (57 – 114 bilhões de dólares). O estado baiano porém, possui baixa pontuação no que se refere aos níveis de renda familiar média, o que indica baixo nível de desenvolvimento econômico.
Vale a pena ressaltar que apenas os estados de Alagoas e Mato Grosso tiveram aumento da participação tanto da indústria como do comércio sobre o total de seu Produto Regional Bruto, em função da queda da participação da agropecuária e dos impostos, quando se analisa o período de 2007 a 2011. Já os estados de Goiás, Paraná e Amazonas observaram redução da participação tanto da indústria e do comércio em relação ao seu Produto Regional Bruto, também quando se analisa o mesmo período, de 2007 a 2011.
O estado com menor tamanho de mercado do Brasil é Roraima, que tem um PIB de 69 bilhões de reais (26 bilhões de dólares),