Resenha Critica do artigo Ética aos cuidados paliativos
Ética em cuidados paliativos: limites ao investimento curativo (2008), constitui uma abordagem sobre três perspectivas: a da ética, da bioética e a dos cuidados paliativos. Assim, assegurando um auxilio o mais completo possível para o doente que se depara na última etapa da vida, respeitando os limites da dignidade da pessoa e os preceitos da ética.
As questões éticas envolvidas em cuidados paliativos baseiam-se no reconhecimento do fato de que o paciente incurável ou em fase terminal não é um ser por quem nada mais pode ser feito, cuja vida não deve ser prolongada desnecessariamente. Os cuidados paliativos são voltados para promover a melhor qualidade de vida possível àqueles pacientes com doenças avançadas e sem possibilidade de cura de sua condição de saúde, através de técnicas que promovam o conforto, porém sem intervir em sua morte.
A pessoa não nasce ética. O ser ético vai se estruturando juntamente com o seu desenvolvimento social, ou seja, a condição de ser ético passa pelo desenvolvimento pleno da personalidade. Portanto, é a personalidade que define sua identidade e a diferencia da dos demais, com seus próprios modos de ser, reagir, sentir e comportar-se. A