Balance Scorecard
Para sobreviverem num ambiente competitivo, diante de vários desafios enfrentados como os elevados índices de concorrência, exigência do mercado e com as mudanças ocorrendo a uma velocidade assustadora, as empresas buscam por ferramentas de suporte ao gerenciamento, que possam auxiliá-las na tomada da decisão e orientá-las a que caminhos percorrer para melhor alcançar seus objetivos.
As empresas, que antes avaliavam seus desempenhos apenas no âmbito financeiro e nos resultados de curto prazo, perceberam a necessidade de mensurar outros fatores como o desempenho dos processos internos e a capacidade intelectual e motivacional de suas equipes, bem como mobilizar todos os seus recursos intangíveis e envolver toda a organização na busca de melhores resultados e de alcançar os objetivos estratégicos organizacionais.
O presente estudo aborda a importância da utilização da ferramenta Balanced Scorecard (BSC) dentro da organização como um sistema de avaliação e alinhamento dos processos operacionais e como suporte na tomada de decisão, comunicando a estratégia corporativa a todos os membros da organização.
O Balanced Scorecard foi criado em 1992 pelos americanos Robert Kaplan e David Norton e é representado por um conjunto de indicadores que auxilia as organizações na tradução das estratégias organizacionais em objetivos operacionais.
O propósito do Balanced Scorecard, na visão de Kaplan e Norton(1997), é traduzir a missão e a estratégia da empresa em um conjunto de medidas de desempenho e atuar como um sistema integrado de gestão e implementação da estratégia da empresa. O Balanced Scorecard mede o desempenho organizacional dentro de quatro parâmetros: financeiro, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento.
2. PERSPECTIVAS DO BALANCED SCORECARD
Outro aspecto importante para o entendimento da ferramenta Balanced Scorecard é como são abordadas as suas perspectivas. Elas norteiam o caminho que o