O QUE E RELIGIAO
Entretanto, na idade moderna, a religião sofreu duros golpes. Nessa época, o antropocentrismo, que já tinha ganhado força no renascimento, agora crescia e se espalhava ainda mais tendo como base as teorias de Darwin. Além da biologia, a sociologia e a filosofia também ganharam força e, com isso “Deus” foi perdendo espaço na vida das pessoas.
Segundo Freud, a religião origina-se do complexo paterno, significando grande alivio para conflitos da infância do individuo. A maturidade da humanidade exige à superação religiosa, dando primazia à inteligência sobre a vida dos instintos. Segundo ele, a religião é fruto de um desamparo infantil do homem, sendo sua origem a partir do inconsciente, isto é, do irracional. Ou seja, Freud afirmou que a religião é uma doença neuropsíquica.
Ele descobriu que a neurose é a fuga do adulto ao mundo infantil e que o pai exerce um papel importante e decisivo na fase dos quatro aos seis anos de idade, representando o complexo de Édipo. Ao achar a origem da religião, Freud procurou libertar a humanidade do complexo de Édipo. Pois, sem ele, o homem estaria livre da religião e, por consequência, essa neurose desapareceria.
Freud jamais imaginava que em poucos anos o homem desintegraria o átomo e criaria, com a energia nuclear, a bomba atômica e depois a bomba de hidrogênio. Avanços ainda secretos da ciência médica já identificaram bloqueadores desses receptores, sendo possível, assim, a atuar farmacologicamente, inibindo o complexo de Édipo, com fármacos denominados ABCDE (Agentes Bloqueadores do Complexo de Édipo) |