Balan o Patrimonial DRE
O balanço patrimonial é uma das principais ferramentas contábeis, o mesmo retrata a posição das contas, através dos lançamentos das operações dentre um determinado período, provisionamentos, bem como reajustes, para o encerramento/fechamento das contas de Receitas e Despesas. Para a contabilidade o termo conta denomina-se aos elementos patrimoniais, como bens, direitos, obrigações e ao patrimônio liquido.
As regras para elaboração do balanço patrimonial e regida pela lei n°6.404/79 das S.A., (alterada pelas leis 11.638/07 e 11.941/09) dentre outras.
Sendo dividido em dois termos Ativo e Passivo. Ativo e tudo aquilo que possui capacidade para gerar riquezas, já o termo passivo e ao contrario e tudo aquilo que traz uma imagem de gasto, despesas, como dívidas, obrigações, tornando o mesmo um lado ‘negativo’ visto que para liquidarmos uma obrigação ou divida precisamos abrir mão de uma parte do ativo.
Ativo
Para montarmos o ativo as contas precisam estar dispostas em ordem descrente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, começando pelas contas Caixa e Bancos. O mesmo e dividido conforme alguns tópicos a seguir:
Ativo circulante, nele consta todos os recursos aplicados que tendem a serem convertidos em dinheiro dentre o prazo de um ano, no encerramento do balanço.
Ativo não circulante consiste por quatro grupos, realizável ao longo prazo, investimos, imobilizados e intangíveis.
Realizável a longo prazo é considerado como recursos bens e direitos que se transformam em receita/dinheiro dentre o prazo mínimo de 12 meses.
Ativo permanente conhecido também como ativo fixo consiste pelos investimentos, imobilizados e intangível que em conjunto do realizável a longo prazo estruturam o ativo não circulante.
Passivo
Conforme já visto o passivo compõe as obrigações exigíveis da empresa relacionadas com os termos do patrimônio ao ativo, o mesmo é dividido em passivo circulante e não circulante, circulante são os