função social da escola
Portanto, a educação não deve ser só ensinar e instruir, mas formar no indivíduo uma autonomia que o torne competente e consciente das suas possibilidades e limitações, que seja capaz de refletir sobre a realidade do mundo que o cerca superando as dificuldades e buscando a solidariedade entre as pessoas, respeitando as diferenças individuais de cada um.
Não existe uma fórmula pronta a ser seguida na educação do individuo, os educadores é que deverão estimular os educandos na construção do saber, valorizando o conhecimento que ele trás do seu dia a dia do convívio familiar,trazendo a motivação necessária ao processo de ensino aprendizagem.
Nessa perspectiva, escola é uma instituição com objetivos e com funções de garantir a todos o acesso ao conjunto de conhecimentos, buscando atender a todos da mesma forma, com a mesma organização, do trabalho escolar, mesma grade e currículo. Independente do sexo ou idade, todos são considerados alunos e procuram a escola com as mesmas expectativas e necessidades. Cada indivíduo ao chegar à escola é fruto de um conjunto de experiências sociais e para compreendê-las temos que levar em conta a dimensão da “experiência vivida”.
A escola funciona como modeladora do comportamento humano, através de técnicas específicas, tal indivíduo que se integra na máquina social. A escola atual assim, no aperfeiçoamento da ordem social vigente. Os conteúdos são as informações, princípios e leis, numa seqüência lógica e psicológica por especialistas. O material instrucional