9 Estrutura Do Balan O Patrimonial E Da DRE 1
Prof. Cláudio Monegatto – Pág. 1
Importância da Contabilidade
A contabilidade é o principal termômetro para mostrar a saúde financeira das empresas. Os relatórios gerados pela mesma são utilizados por:
Público interno é o balizamento na gestão dos recursos internos da empresa; fornece subsídios para o contas a pagar e receber, para investimentos na própria empresa ou em outras empresas, ajuda na tomada de decisão, entre outros.
Público externo mostra o quanto de crédito pode ser ofertado à companhia, qual o seu valor patrimonial, entre outros. Hoje, os investidores compram papéis de empresas de todos os lugares do planeta. Enquanto este busca ganhos em suas aplicações oferecendo recursos para as empresas crescerem, estas se beneficiam do dinheiro do investidor para tocar seus negócios. Com o lucro e a valorização da empresa, os dois lados ganham. Tanto que, quando uma empresa pretende abrir seu capital, aumentam as exigências por maiores e melhores informações contábeis. A fiscalização também faz uso desses relatórios.
Peças Contábeis
Todas as empresas constituídas na forma de Sociedade Anônima tem a obrigatoriedade de elaborar as peças contábeis, conforme Lei 11.638/2007. As Sociedades Anônimas de capital aberto e as “limitadas” de grande porte também necessitam publicar as peças contábeis em jornal de grande circulação. Considera-se
“limitada” de grande porte, conforme a Lei, as empresas com Ativo Total superior a R$ 240.000.000,00 ou com receita bruta anual superior a R$ 300.000.000,00. As principais peças são:
Balanço Patrimonial demonstra a situação estática do patrimônio da empresa, quais são seus bens, direitos e obrigações em uma determinada data. Por força legal, devem ser publicados os balanços do ano em referência e do ano imediatamente anterior. Grupos econômicos devem publicar também o resultado consolidado.
Demonstração de Resultado do Exercício demonstra o “caminho” que o dinheiro