Estado E G8
População é uma sociedade de pessoas, que vive em um território, sob a autoridade de determinado governo com o objetivo de alcançar o bem comum e reconhecido interna e externamente, pois esse governo é soberano e responsável pela organização e pelo controle social.
Definimos então que é uma forma de organização social soberana que tem o poder administrativo e de regulação sobre um determinado território.
As características do Estado são a soberania, a nacionalidade e a finalidade. Estado não é o mesmo que governo e também não é considerada nação, já que podem existir nações sem Estado ou várias nações agrupadas debaixo uma mesma unidade estatal. O governo é parte constitutiva do estado, com um conjunto ordenado de funções para garantir a ordem jurídica, econômica e social.
O Estado pode ser conceituado pelos seus elementos constitutivos que são:
População: Diferente de povo, é o conjunto de todos os habitantes do território do Estado, mantendo ou não vínculos políticos, porém com vínculos jurídicos, regidos pelas leis do Estado.
Território: Constituído pelo solo, subsolo, espaço aéreo e mar territorial com determinada zona limítrofe. Navios e aviões militares, em qualquer parte que se encontrem são considerados como parte do Estado, referente à bandeira que representam. Navios e aviões de uso comercial ou civil em sobrevoo ou navegação de território que não forem pertencentes a outros Estados.
Governo: Consiste no poder do Estado, representadas pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Diversos pensadores políticos tentaram definir uma classificação das formas de governo:
Platão, que acreditava existir seis formas de governo: Aristocracia, Monarquia, Timocracia, Oligarquia, Democracia e Tirania, enfatizando que Aristocracia e Monarquia são boas formas de governo.