bactérias laticas
CONTAGEM DE BACTÉRIAS LÁTICAS
1. OBJETIVOS O grupo das bactérias láticas inclui seis gêneros de bactérias acidúricas produtoras de ácido lático, Gram positivas, catalase negativas e microaerófilas: Lactobacillus, Leuconostoc, Pediococcus, Streptococcus, Lactococcus e Enterococcus. São microorganismos relacionados com a produção de alimentos de alta e média acidez, da qual podem participar como coadjuvantes da fabricação (leites fermentados, iogurtes, queijos, salames, presuntos, chucrute, pepinos e outros vegetais fermentados) ou como deteriorantes, respondendo por perdas significativas na indústria de sucos e polpas de frutas, refrescos, refrigerantes, vegetais acidificados, maionese, etc.
2. REAGENTES E MATERIAIS
225mL de água peptonada 0,1%
3 a 5 tubos com 9mL de água peptonada 0,1%
200mL de Ágar soro de laranja fundido a temperatura de ± 45°C
3 a 5 pipetas de 5mL
7 a 9 placas de Petri
4. EQUIPAMENTOS Equipamentos básicos obrigatórios em laboratórios de microbiologia de alimentos.
5. PROCEDIMENTOS
a) Preparação da amostra e diluições seriadas;
b) Inoculação
Selecionar 3 diluições adequadas da amostra e inocular por “pour plate” 1,0mL de cada; após solidificar o meio recomenda-se utilizar sobrecamada de meio.
c) Incubação
Esperar completa solidificação do meio e incubar a 37ºC por 3 dias;
d) Contagem e cálculo dos resultados
Contar todas as colônias desenvolvidas nas placas com 25 a 250 colônias e calcular o resultado multiplicando pelo fator de diluição (inverso da diluição) correspondente.
Crescimento de bactérias láticas em meio MRS (De Man Rogosa and Sharp) e em meio ágar soro de laranja (OSA – orange serum agar).