artes
HENRIQUE MARTINS SILVA
DATA:26/07/2014 Fermentação Lática
Processo de quebra parcial da glicose,em ausência de oxigênio,onde ocorre a liberação parcial da energia armazenada nas ligações químicas dessa molécula orgânica.Ocorre no citoplasma das células em anaerobiose,tendo um baixo rendimento energético(apenas duas moléculas de ATP)
O principal exemplo que podemos citar que faz a fermentação lática alem do próprio homem, são os lactobacilos. Essas bactérias presentes no leite utilizam o resultante da quebra da lactose (substancia de açúcar encontrado no leite) por ação enzimática para fermentação.
A fermentação lática consiste na transformação da glicose em duas moléculas de ácido lático, com um rendimento energético de duas moléculas de ATP. A fermentação lática tem início com a glicólise que é a transformação da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico, os ácidos pirúvaticos resultantes dessa reação são fermentados e convertidos em ATP e em moléculas de ácido lático, que diminui o PH e torna o sabor do leite mais azedo e coalho.
É realizada por algumas bactérias, fungos, protozoários e células musculares quando falta oxigênio. Utilizada por indústrias para se fazer iogurtes, queijos e outros derivados do leite.
A fermentação lática pode ser: Homolática-neste tipo de fermentação lática, o único produto obtido é o ácido lático. As bactérias homoláticas conseguem extrair duas vezes mais energia que as bactérias heterolácticas e Heterolácida, onde neste tipo de fermentação láctica ocorre a formação de outros produtos para além do ácido láctico, como o dióxido de carbono ou o etanol. A fermentação lática também é produzida no homem, pois é comum a produção de ácido lático nos músculos de uma pessoa, em ocasiões que há esforço muscular exagerado. A quantidade de oxigênio que as células musculares recebem para a respiração aeróbia é suficiente para a liberação