APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO AGRONEGÓCIO DE IBIÚNA
APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO AGRONEGÓCIO DE IBIÚNA
RESUMO: O presente trabalho busca identificar a aplicação do Planejamento Estratégico em suas diversas formas no Agronegócio, na cidade de Ibiúna, levando em consideração a importância do agronegócio existente na cidade, seu principal negócio local. Desenvolvendo assim, importantes pontos de vista que possibilitem destacar meios para que evolua ainda mais, por meio do planejamento estratégico.
Palavras chaves: Planejamento, Estratégia, Agronegócio.
Introdução:
O planejar vem antes de qualquer outra ação dentro de uma empresa. As organizações não trabalham na base da improvisação. Tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento é a primeira função administrativa, por servir de base para as demais funções (CHIAVENATO, 2004).
De acordo com essa definição, verificamos a necessidade do planejamento estratégico para o sucesso das organizações, focando na obtenção da vantagem, competitiva de empresas do agronegócio.
O planejamento estratégico refere-se a maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É geralmente um planejamento global em longo prazo. Aplicando-a na agricultura para a economia ser fortalecida.
O Agrobusiness é o termo estrangeiro para o agronegócio, caracterizado pela produção em larga escala predominantemente exportadora, altamente mecanizada e monocultura.
Planejamento Estratégico:
Contextualização e definição
Uma das grandes dificuldades das empresas é a conceituação da função do planejamento estratégico, em especial sua real amplitude e abrangência.
Drucker (1977), em seu livro Introdução a Administração, guarda em um de seus capítulos um espaço para o tema em questão e, antes mesmo de definir o que é planejamento estratégico, ele define o que não é planejamento estratégico. Segundo ele:
· Planejamento