Bacias hidrograficas
Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo. Levando em conta que a população mundial atual é de sete bilhões de habitantes e continua crescendo, é de fundamental importância que o ser humano busque formas de usar a água de forma racional e inteligente. Economizar água para que não falte no futuro é o grande desafio ambiental neste início de milênio.
Hidrográfia moçambicana
* Principais rios de moçambique
Os principais rios de mocambique são Rovuma, Lugenda, Lúrio, ligonha, Zambeze, Pungué, Save, Limpopo, Incomáti e Maputo.
O rio Zambeze é o mais importante, percorrendo cerca de 850 km em território moçambicano. É navegável em metade do percurso e foi a principal via de penetração no interior, no início da colonização portuguesa. O seu vale assemelha-se a uma extensão da costa, com uma língua que penetra no interior da planície ao longo de 300 milhas. O rio atravessa uma falha vulcânica, sendo as suas margens uma estreita planície aluvial, e uma camada mais estreita ainda de escarpas que dão acesso às terras altas. É neste local que foi construído o maior empreendimento hidroeléctrico de África, a Barragem de Cahora Bassa.
O rio Save foi usado principalmente como porta de entrada para o interior, no tempo das descobertas, encontrando-se a sul as ilhas Bazaruto. Local repleto de pescadores de pérolas, de turismo florescente e recifes de corais.
* Principais lagos de moçambique e a sua localização
Lago Chirua ( entre Malawi e provincia de Niassa) ; Lago Niassa( entre Malawi e provincia de Niassa) ; Lago Chiuta (na provincia de Tete) lago Amaramba (na provincia de Tete) * Principais lagos artificiais
Lago de Cahora Bassa (Tete Distrito de Songo)