BACIAS DE CONTENÇÃO
SALUBRIDADE E
INFRAESTRUTURA URBANA
Alunas: Priscila Fernandes e
Rafaela Rocha.
INTRODUÇÃO
• Historicamente, as cidades de desenvolveram próximas aos cursos de água. Com o desenvolvimento urbano e tecnológico, o crescimento das cidades foi inevitável. A ocupação territorial urbana, sem o devido planejamento integrado das diversas infraestruturas necessárias ao desenvolvimento harmônico da cidade, desencadeou o surgimento de problema de drenagem por ocasião de eventos hidrológicos de alta intensidade. Inicialmente, as áreas mais afetadas se localizavam próximos aos cursos de água. Casa na beira de um rio.
Primeiras construções à margem do Rio Tietê.
Imagem atual do Rio Tietê.
Enchentes.
• Inicialmente, as áreas mais afetadas se localizavam próximos aos cursos de água. Com a expansão territorial, sem uma legislação e uma fiscalização que garantissem o disciplinamento adequado do uso e ocupação do solo, os problemas de alagamentos e inundações foram se intensificando.
• O escoamento superficial na forma de enxurrada provoca vários problemas ambientais, como: erosão do solo, danos nas estradas, assoreamento de baixadas, rios, lagos e reservatórios e poluição dos corpos d’água. Uma das soluções que podem ser adotadas é a implantação de bacias de contenção.
Erosão causada por enchentes.
Erosão causada por enchentes.
Charge sobre a poluição das águas causada por enchentes.
O QUE É?
• São reservatórios feitos nos terrenos, utilizados no controle de enxurradas em estradas vicinais (estradas de caráter secundário, na maioria das vezes municipais), propriedades rurais e urbanas, em forma de bacia, caixa ou terraço. Bacia de contenção do Parque Birigui (Curitiba – Paraná).
TIPOS DE BACIAS
• BACIA DE DETENÇÃO:
As bacias de detenção são aquelas que permanecem secas na maior parte do tempo, recebendo um volume de água apenas nos dias de chuva. Dessa forma, se a região sofre uma ou duas inundações por ano a área destinada também ficará