Engenheiro
NO ESTADO DE SÃO PAULO
Por Jorge Simão Júnior
Reservatórios de contenção em Mauá
Tendo em vista os diversos problemas de inundações que ocorrem em várias regiões do Estado de São Paulo, o Superintendente do DAEE, Professor José Bernardo Ortiz, constituiu um grupo de trabalho visando a elaboração de um pedido de financiamento internacional para fazer face aos investimentos necessários aos projetos e obras previstas para minimizar tais problemas.
Reservatórios de contenção em São Bernardo do Campo, na região do Alto Tamanduateí
O grupo é constituido pelos engenheiros Arnaldo Pereira da Silva, Jorge Simão Junior, Ricardo Lange, Manoel Horácio Guerra Filho e Ivan de Queiroz, sendo coordenado pelos dois primeiros.
O grupo contou também, com a valiosa assessoria do Engº Atílio Mariano de Araújo Pereira, da Diretoria Técnica e Meio Ambiente da SABESP.
O critério para a elaboração foi o da consulta as Diretorias do DAEE, buscando-se obter o levantamento dos problemas mais críticos deparados em cada região do Estado
Como resultado desse critério foram proposto projetos e obras nas seguintes, bacias e respectivos municípios:
1
Bacia do Rio Tamanduateí, abrangendo os seguintes municípios: São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.
O conjunto de projetos e obras para essa bacia prevê a complementação dos reservatórios de contenção, também chamados de piscinões. Até 1999 o DAEE executou seis desses reservatórios, estando previstos mais doze com recursos próprios do Governo do Estado.
Os demais vinte oito previstos, serão objeto deste financiamento.
Com a execução desse sistema estará assegurado um amplo controle das cheias do Alto Tamanduateí, com reflexos positivos para o Baixo Tamanduateí e Rio Tietê na cidade de São Paulo.
2 Bacia do Rio Pirajussara, abrangendo os municípios de Taboão da Serra e Embú.
Este conjunto de projetos e