Bacia Hidrográfica Conceitos e Definições
1- Bacia Hidrográfica Conceitos e Definições
2- Fator de Forma e Coeficiente de Compacidade
2.1 Coeficiente de Compacidade ( kc )
2.2- Fator de Forma ou Índice de Conformação (Ff).
3- Sistema de Drenagem da Bacia
3.1- Ordem dos Cusros d’água
3.2- Densidade de Drenagem (Dd)
3.3- Sinuosidade de um Curso d’água
3.4 Declividade Media da Bacia
4- Tempo de Concentração.
1 - Bacia Hidrográfica
Conceitos e Definições
A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída. A bacia hidrográfica compõe-se de um conjunto de superfícies vertentes e de uma rede de drenagem formada por cursos de água que confluem até resultar em um leito único no seu exutório (Tucci, 1997).
A bacia hidrográfica pode ser então considerada um ente sistêmico. é onde se realizam os balanços de entrada proveniente da chuva e saída de água através do exutório, permitindo que sejam delineadas bacias e sub-bacias, cuja interconexão se dá pelos sistemas hídricos.
A questão da escala a ser utilizada depende do problema a ser solucionado. Pode ser delimitada a totalidade da bacia do Rio Amazonas, desde suas cabeceiras mais distantes na cordilheira andina até seu exutório do Oceano Atlântico, assim como podem ser delimitadas suas sub-bacias, maiores ou menores, dependendo da necessidade do problema a ser abordado. Diz-se que o tamanho ideal de bacia hidrográfica é aquele que incorpora toda a problemática de interesse. Pode-se ter interesse em uma pequena bacia de 0,5 km2 numa área urbana, como na bacia do Rio São Francisco, com mais de seus 600.000 km2 de área. Esse conceito sistêmico adapta-se muito bem aos sistemas de gestão de recursos hídricos.
Sobre o território definido como bacia hidrográfica é que se desenvolvem as atividades humanas. Todas as áreas urbanas, industriais, agrícolas ou de preservação fazem parte de alguma bacia hidrográfica. Pode-se dizer