sub bacia e analises
O presente trabalho é resultado das aulas práticas da disciplina de Hidrografia juntamente com a análise de uma carta topográfica, levando em consideração a analise da uma sub-bacia do Rio Capivara Menor e todas as outras características pertencentes a esta. A hidrografia é uma ciência em que classifica e estuda as águas do planeta, sendo assim a água é seu objeto de estudo, portanto este abrange desde rios, oceanos, mares, água do subsolo, lagos, água da atmosfera, entre outros. Outro conceito importante a ser tratado neste trabalho é o de bacia hidrográfica, que segundo Fontes (2010) a bacia hidrográfica ou de drenagem na perspectiva hidrológica é a área da superfície terrestre drenada por um rio principal e seus tributários. Representa a área de captação natural da água da precipitação que faz convergir o escoamento para um único ponto de saída, o exutório. É delimitada pelos divisores de água, que marcam o limite topográfico da zona de abastecimento originada pela precipitação. Percebe-se, ainda, na bacia hidrográfica a existência de diferentes elementos como: nascente ou cabeceira, rio principal, afluentes, subafluentes, foz ou desembocadura, cursos superior, médio e inferior, dentre outros. Assim, após as orientações realizadas pelo professor e leituras este trabalho pode ser efetivado.
2. JUSTIFICATIVA
A escolha pela carta foi em função do interesse em trabalhar com um rio que está próximo a nossa realidade, e por se tratar de uma região já conhecida, podendo assim ter uma aplicabilidade maior em outros possíveis estudos sobre o local.
3. ETAPAS DE EFETIVAÇÃO DO TRABALHO
Algumas etapas foram seguidas para a efetivação deste trabalho, em que a cada aula prática ia sendo realizadas atividades para que fosse possível o término do mesmo. Foram elas: escolha da carta e identificação da drenagem de referência, delimitação dos limites da sub-bacia e identificação da área, hierarquização dos canais de drenagem, mensuração de extensão da