Bacia amazonica
Localização:
A Bacia do rio Amazonas consiste no conjunto de todos os recursos hídricos convergindo para a área banhada pelo Rio Amazonas e seus afluentes, na América do Sul. Cerca de 40 % de sua área localiza-se no Brasil, estendendo-se para países como o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador e Venezuela.
Clima e Vegetação Predominante:
O clima na área da bacia é o equatorial, e a média de chuvas é de cerca de 1500 a 2500 milímetros anuais, sendo que a temperatura fica em torno de 30 a 35 graus. A população da área é esparsa e também escassa, com poucas cidades de porte grande, como por exemplo, Iquitos (Peru), Manaus e Belém (Brasil).
As Florestas Equatoriais oferecem uma condição favorável para o surgimento de uma enorme diversidade de vida, a composição vegetativa é de árvores altas com copas largas que se confrontam e que quase não permite a entrada do sol, no interior da floresta é muito escuro. Nos lugares que apresentam Florestas Equatoriais as temperaturas médias são elevadas no decorrer de todo o ano, sempre acima dos 25ºC e as amplitudes térmicas são bastante modestas. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e não há períodos de seca e nem distinção entre as estações do ano. Na Amazônia existem cerca de 5 mil espécies de árvores (maiores que 15 cm de diâmetro).
Extensão:
Ocupando uma área de 5 846100 km², a bacia em questão é a maior do mundo. Nela existe um grande número de rios, a maioria deles é detentora de um grande volume de água. O rio que dá nome à bacia (Amazonas) tem sua nascente nos Andes, mais precisamente no Peru. Durante o seu percurso, o rio é denominado de maneiras distintas. No Brasil, por exemplo, seu primeiro nome é Solimões, mas passa a ser chamado de Amazonas quando converge com o Rio Negro.
Idiomas Falados:
Os idiomas mais falados pelos países que a Bacia Amazônica passa são o: Espanhol pelo Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela, o português é falado pelos brasileiros.