Anexos da pele
Pêlos
Auxiliam no isolamento térmico. São estruturas delgadas, feitas de queratina, que se desenvolvem a partir de uma invaginação da epiderme, o folículo piloso. Associado ao pêlo há uma glândula sebácea Glândula sebácea
As glândulas sebáceas são membranas especializadas na produção de matéria gorda destinada a proteger e lubrificar a superfície do corpo e os pêlos. Estas glândulas estão localizadas na derme e desaguam as suas secreções na superfície do corpo ou, como é mais habitual, pelos folículos pilosos, através dos quais chegam à superfície da epiderme.
A excepção das palmas das mãos das plantas dos pés, as glândulas sebáceas estão distribuídas por praticamente toda a superfície do corpo. A quantidade de secreção elaborada varia dependendo da zona do corpo. Por exemplo, as glândulas sebáceas são maiores no couro cabeludo e na face. Glândulas sudoríparas
São encontradas em quase toda a parte da pele. Também conhecidas como glândulas de suor, são células epiteliais presentes na pele dos mamíferos, inclusive dos seres humanos.
Estas glândulas possuem a importante função de secretar o suor, possibilitando a regulação da temperatura corporal e a eliminação de substâncias tóxicas ao organismo.
Unhas
São placas de células queratinizadas localizadas na superfície dorsal das falanges terminais dos dedos.
A porção proximal da unha é chamada de raiz da unha. Na raiz da unha ocorre a proliferação e diferenciação das células epiteliais, que se queratinizam, formando uma placa córnea.
É costituida essencialmente por escamas córneas compactas.