ATPS PSICOLOGIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO BELÉM – PA 23201
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMESTRE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
ACADÊMICOS:
ADEMAR CLAUTAL GE GOMES RA: 431669
ANGELINA RIBEIRO FERRAZ RA: 408056
DORACY DE NAZARÉ F. NUNES RA: 418492
MARIA CRISTINA SILVA RA: 428952
NILCE SALES DE CARVALHO RA:429914
SYLVANIA CRISTINA CHICHESTER RA: 79293002
ATPS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA: RELATÓRIO TEXTUAL.
PROFESSORA: HELENROSE APARECIDA DA SILVA P. COELHO.
BELÉM /PA
2014
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem como objetivo abordar os problemas ocasionados pela desigualdade social, entre as classes populacionais na América Latina, em especial o Brasil, para isso serão analisados os problemas da humilhação social, da discriminação, e da invisibilidade pública, sobre a visão de alguns teóricos das áreas da Sociologia e Psicologia.
ETAPA 1: HUMILHAÇÃO SOCIAL – UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA.
As diferenças entre as classes sociais, significa em diferenças, entre outras coisas, diferenças de poder. O sistema de desigualdade entre as pessoas, nascem não necessariamente do reconhecimento das diferenças pessoais, como acontece nas sociedades igualitárias, mas de pertencimento a categorias sociais diferentes e desiguais, como ao acesso a serviços básicos e também ao poder na sociedade.
Muitas pessoas passam por certas humilhações sociais, por motivos injustificáveis, mas que são presentes na sociedade, é o caso das questões culturais, de raça, gênero, religião, entre outras, onde muitas delas geralmente, são acompanhadas de agressões físicas, verbais ou ambas. Todas essas distinções contribuem para o fenômeno conhecido como “humilhação social”, que é consequência principalmente da desigualdade de classe, o que gera uma grande exclusão social das classes desprovidas de direitos.
A humilhação social é um grave