bacia amazonica
A Região Hidrográfica Amazônica é formada por uma vasta malha de rios perenes e corpos d’água
1. Os rios mais importantes da Região Hidrográfica Amazônica:
Rio Solimões
Corresponde ao trecho do Médio Amazonas de 1.620 quilômetros de extensão entre
Tabatinga (AM), na fronteira com o Peru, até Manaus (AM), na confluência com o Rio Negro.
Rio Branco
Localizado em Roraima, é o afluente mais importante da margem esquerda do Rio Negro, iniciando-se na confluência dos rios Uaricuera e Tacutu, a cerca de 30 quilômetros da capital Boa Vista (RR)
Rio Amazonas é o segundo rio mais extenso do mundo, com 6.515 quilômetros. Destes, cerca de 3.220 quilômetros estão dentro do Brasil. Nasce nos Andes peruanos dividindo-se, no Brasil, em dois trechos: Solimões, que se estende de Tabatinga (AM) até a confluência com o Rio Negro, próximo a Manaus (AM), e Amazonas, que vai da confluência até a foz no Atlântico.
Rio Trombetas
É um afluente da margem esquerda do Rio Amazonas no noroeste do Pará. Possui extensão total de 800 quilômetros, distribuída ao longo do município de Oriximiná (PA) até a foz no Rio Amazonas, no município de Óbidos (PA).
Rio Jari
Possui extensão de 780 quilômetros, fazendo a divisa entre os estados do Pará e mapá e desaguando no Rio Amazonas.
Tapajós - Teles Pires
O Rio Teles Pires nasce no interior do Mato Grosso e a sua confluência com outro rio á origem ao rio Tapajós. Esse conjunto de rios se estende por 1.576 quilômetros, passando pelos estados do Amazonas e Pará, desaguando no Rio Amazonas. o Rio Tapajós possui extensão de 851 quilômetros entre a sua origem, no norte do Mato Grosso, até a foz no Rio Amazonas. http://www.antaq.gov.br/portal/PNIH/BaciaAmazonica.pdf Esta bacia é caracterizada pelo rio Amazonas, seus tributários