bachareu
Em razão da Lei 11.638/2007, atualmente, os ativos intangíveis não são mais registrados no Ativo Imobilizado. Agora, eles afazem parte do Ativo Intangível.
As características para reconhecimento de um ativo como sendo ativo imobilizado são as seguintes: a) é mantido para uso na produção ou na comercialização de mercadorias ou serviços, para locação, ou para finalidades administrativas; b) tem a expectativa de ser utilizado por mais de doze meses e de auferir benefícios econômicos em decorrência da sua utilização; c) o custo do ativo ser mensurado com segurança. O custo do ativo imobilizado é o preço pago ou equivalente na data da aquisição ou construção ou o valor atribuído ou de mercado, no caso de doações.
Esse custo de compreende: a) preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, deduzidos de descontos comerciais e abatimentos; b) custos diretamente atribuíveis para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para o uso pretendido ( custos com empregados, custo da preparação do local, custo de entrega inicial e manuseio, custo de instalação e montagem, custo de testes para verificação do funcionamento do bem, deduzido das receitas líquidas obtidas durante o período de teste, tais como amostras produzidas quando o equipamento era testado e honorários profissionais).
Além disso, quando existir a obrigação futura para a entidade, deve ser considerado o custo estimado para desmontar e remover o ativo e restaurar o local no qual está localizado.
Os valores relativos a encargos financeiros decorrentes de empréstimos e financiamentos, bem como os juros nas compras a prazo de bens do Ativo