resenha
Desenho Industrial
Prof. Ms. Luiz S. Brasil
Aluno: Diogo de Almeida Reis Cunha
Design como profissão
Introdução
Antes de dar início ao texto, faço uma colocação quanto a terminologias. Design significa o mesmo que desenho industrial, que se refere à profissão e à formação acadêmica. Designer, no entanto, tem o mesmo significado que desenhista industrial, que por sua vez se refere ao profissional e ao estudante. O termo design também pode ser um adjetivo quando relacionado a um objeto que tenha sido projetado por designer.
Este artigo teve como seu ponto de partida a mesa redonda “Design para o usuário, empresário e sua tia” CUNHA (2008). Foi realizada primeiramente no R Design Vila Velha / ES e posteriormente no Interdesigners Bauru / SP. Esta atividade representou claramente a pluralidade da abrangência das possibilidades do design e demonstrou que há uma confusão, até no meio acadêmico, do entendimento da profissão.
A mesa redonda citada no parágrafo anterior teve como proposta desenvolver um discurso de apresentação abrangente, consistente e claro da profissão de designer, valorizando sua importância e as recompensas para quem investe. Porém, durante a discussão, foi levantada a multiplicidade de segmentos do design. Hoje extrapola a simples divisão de gráfico e produto, fora os projetos que ignoram esta fronteira de grande tradição. Esta variedade de vertentes e possibilidades é explícita no vídeo “Você sabe o que é design1”, de GOMES et ali (2005). No decorrer deste artigo será feita uma análise que dará uma melhor formação para a proposta de mesa redonda já citada e outras análises sobre a profissão de designer.
Para tal serão analisadas as características comuns do estudo e da prática das diversas especializações do design. O vídeo “Você sabe o que é design”, de GOMES et ali (2005), por exemplo, aborda também questões da história do design, de sua importância na sociedade e itens curriculares dos cursos de