Energia Elétrica
ENERGIA ELÉTRICA
Nome: Gabriel Bresolin Ancilaggo
Nº: 05
São Jorge, agosto de 2013
INTRODUÇÃO
Desde o século XIX, a energia elétrica, se tornou de suma importância para a vida do ser humano, a partir da sua descoberta foi possível realizar novos experimentos para que hoje tenhamos tudo o que temos. É notória a importância da energia elétrica, afinal, quem consegue viver sem luz hoje ? Este presente trabalho apresentará de forma sucinta toda a sua história, de como ela foi descoberta e a sua evolução ao longo do tempo, como ela chegou ao Brasil, um pouco sobre as bandeiras tarifárias, gráfico de consumo mensal e cálculos sobre o consumo de energia elétrica dos aparelhos.
HISTÓRIA
A Energia Elétrica foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar em um pedaço de pele de carneiro, percebeu que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo âmbar.
Para melhor compreensão da história da Energia Elétrica segue algumas datas importantes:
1672: Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas na qual uma esfera de enxofre girava atritando-se em terra seca. Meia século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolamentos elétricos. Século XVIII: Ewald Georg von Kleist e Petrus van Musschenbroek descobriram o condensador.
Século XVIII: Benjamin Franklin inventou o para-raios.
Século XVIII: Luigi Aloísio Galvani realizou a famosa experiência em que potências elétricos produziam contrações na perna de uma rã morta. A descoberta dos potências elétricos foi atribuída por Alessandro Volta que inventou a Voltaica.
1831: Michael Faraday descobre que a variação na intensidade da corrente elétrica que percorre um circuito fechado induz uma corrente em uma bobina próxima.
1836: John Frederic Daniell criou pilhas eficientes, na mesma época das pilhas de Georges Leclanché e a bateria