EFEITO COMPTON
Introdução...........................................4
Descoberta..........................................5
Definição.............................................6
Explicação Teórica................................7
Aplicação do Efeito Compton................11
Bibliografia.........................................13
Introdução
Anteriormente à descoberta do Efeito Compton, a luz era considerada uma onda eletromagnética, ou seja, não haveria transmissão de matéria.
Como o fóton não tem massa, ele não teria momento já que segundo a Mecânica Clássica o momento é definido pela multiplicação da massa pela velocidade.
O Efeito Compton junto com o Efeito Fotoelétrico comprovam as propriedades corpusculares da luz, contrariando a Teoria Eletromagnética Clássica de Maxwell.
Descoberta
Arthur Holly Compton (1892-1962) foi um físico americano nascido em Wooster, Ohio. Junto com o físico escocês C.T.R. Wilson, ganhou o prêmio Nobel de física em 1927 por ter observado o Efeito Compton em 1923 na Universidade de Chicago.
Definição
Efeito Compton é a diminuição de energia (aumento do comprimento de onda) de um fóton de raios x ou de raio gama, quando ele interage com a matéria
Explicação teórica
Com a teoria quântica da luz, Compton pode explicar a modificação da frequência de raios espalhados.
A experiência é feita usando um alvo de carbono (grafite), fazendo com que os raios X de comprimento de onda (λ) incidam sobre esse alvo onde os elétrons se encontram ligados fracamente ao núcleo. Os raios X quando atingem os elétrons do grafite se dispersam, e esses raios transportam o momento que é transferido em partes para o elétron, e devido ao choque eles recuam.
No efeito Compton a energia do fóton emergente é menor que a do fóton incidente. Os comprimento de onda (λ) dos raios X dispersos foram medidos por