bacharel em ciência e economia
Um dos métodos de custeio que podem ser utilizados para a absorção dos custos indiretos por meio dos departamentos é o método da Departamentalização. Este método permite que a empresa tenha a capacidade de medir o desempenho de cada departamento, ou seja, antes de ratear os custos indiretos aos produtos, devemos identificá-los diretamente com aos departamentos, para então, distribuí-los aos produtos.
Departamento é a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representadas por homens e máquinas desenvolvendo atividades homogêneas, e na qual existe um responsável pelo seu resultado. (http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_AcAH/teoria-contabilidade-custos, acesso em 05/11/2011 às 14:05h.)
É importante, portanto, que tenhamos em mente a definição de departamentos, já que os de produção são divididos em dois grandes grupos para a distribuição dos seus custos aos produtos. No primeiro grupo podemos citar o departamento de produção, em que seus custos são apropriados diretamente aos produtos, já que estes passam fisicamente por eles. Como exemplo desses departamentos, podemos apontar os departamentos de corte, acabamento, montagem, etc. No segundo grupo, enquadram-se os departamentos de serviços, que têm por função prestar serviços auxiliares aos demais departamentos. Como exemplos, temos os departamentos de almoxarifado, segurança industrial, etc. Os custos destes departamentos não podem ser diretamente alocados aos produtos, já que eles não passam fisicamente por eles. Assim, torna-se relevante que os custos dos departamentos de serviços sejam rateados de maneira que possam recair nos departamentos de produção. Para isso, é preciso a definição de critérios de rateio que se tornam importantes pois levam em conta a rotina de cada empresa.
A Departamentalização torna-se assim relevante pois facilita a identificação dos custos de cada departamento, tornando-se mais objetiva a distribuição dos custos dos departamentos de