portucel
Setúbal
Central de cogeração
Relatório
Luís Filipe Veiga
ACI
100211015
Introdução
Este relatório é sobre a visita a Portucel soporcel de Setúbal, no dia 26 de Janeiro de 2011.
Por parte da aula de Introdução á engenharia de automação, controlo e instrumentação, levou a turma do curso de ACI a conhecer algumas das instalações da Portucel, a fábrica de papel, mais precisamente a sua central de cogeração.
A acompanhar, foi o professor Carlos Banha.
Objectivo
Esta visita teve o objectivo de apresentar aos alunos, o funcionamento de uma fábrica. Com esta visita, os alunos puderam sentir-se mais próximos da sua área, tendo uma ideia do que cargos poderemos assumir após entrar para o mercado de trabalho.
Teve também a vantagem de esclarecer um pouco melhor o que falamos nas aulas, de uma forma muito mais prática, e real pois foram falados muitos conceitos que aprenderam na aula, e que provavelmente muitos não sabiam com grande exactidão o que estava a ser falado.
Antes da visita
Antes da visita, eu esperava entender melhor o que foi leccionado na aula, de uma forma mais prática, visto que eu não tenho grandes conhecimentos da área, tanto a nível prático como a teórico.
Esperava também entender o tipo de posto de trabalho que eu posso exercer, e o tipo de trabalho a que me estou a submeter.
No entanto, estava á espera de conhecer mais sobre a industria do papel, e de como este é feito, e no entanto apenas foi nos mostrado a central de cogeração.
A central
A central tem como objectivo fornecer vapor para a fábrica.
Esta é constituída por 3 turbinas, e 2 caldeiras.
As caldeiras são chamadas de caldeiras recuperativas, pois vão aproveitar os gazes que saem das turbinas, e aquecem-nos, para aumentar o potencial.
Uma das turbinas (turbina a vapor) tem uma potência de 16MW, enquanto que as outras duas turbinas ( a gás natural) combinadas, tem uma