Trabalhos
O filme Central do Brasil foi produzido e lançado no Brasil no ano de
1998. O Diretor Geral foi Walter Sales.
Com o gênero drama, o filme tem duração de 1 hora e 50 minutos.
Tudo acontece em uma estação de trem, a “Central do Brasil”, localizada no
Rio de Janeiro. Dora, personagem de
Fernanda Montenegro, trabalha todos os dias na estação “produzindo” cartas para pessoas analfabetas. Durante o dia muitas pessoas a procuram para realizar essa função. Essas pessoas tentam se comunicar com parentes, amigos ou namorados, moradores de vários lugares.
O interessante é que essas pessoas não sabem ler ou escrever, porém produzem textos, ou seja, elaboram um texto, com início, meio e fim. São capazes de usar o pensamento de maneira coerente para se comunicar com as outras pessoas.
No entanto, não sabem ler e escrever. Para isso procuram a ajuda de Dora.
Uma das clientes de Dora chamava- se Ana Fontenele. Ela morava com o seu filho Josué no Rio de Janeiro e queria se comunicar com Jesus, seu ex-marido que morava em Bom Jesus do Norte. Ela queria que o menino conhecesse o pai.
Sempre que chegava em casa exausta, Dora sentava com a sua vizinha
Irene, lia as cartas e jogava fora. No entanto, Irene não permitiu que a carta de
Ana fosse rasgada.
Sendo assim, Dora volta à estação para mais um dia de trabalho. Ana volta a procurar Dora, pedindo que rasgue a 1ª carta que fez para Jesus e decide escrever outra, dizendo que ainda ama Jesus.
Quando a mulher vai embora, acontece um atropelamento levando-a à morte. Com isso, Josué fica sozinho na estação. Dora decide levar o menino para a sua casa. No entanto, ela o vende para uma instituição de doação. Dias depois, arrependida, volta para buscar o menino.
Josué tinha um grande sonho de encontrar o pai. Dora, não queria deixar o menino viajar sozinho. Até tentou, mas não conseguiu. Da mesma forma Josué, queria que ela o acompanhasse. Algumas vezes eles não demonstravam,