PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA NAS EMPRESAS MODERNAS
ASSUNÇÃO, Vinícius Abreu CAMACHO, Manuel Gomes FERREIRA, Thiago de Souza ROBADEL, Gilberto landes MOREIRA, João Paulo frança SANTOS, Amanda da cruz silva SANTOS,Ariana rawk silva ORIENTADOR: CAMELO,William Lopes
2 JUSTIFICATIVA
2.1 Práticas de governança corporativa nas empresas moderna
O conceito de governança corporativa tem sido abordado desde estudo de Berle e Means’ sobre o surgimento das modernas corporações, nas quais há separação entre controle e gestão. Entretanto, somente a partir da década de 1980, o tema se tornou importante e o termo governança corporativa ganhou força em diversos países, não somente no meio acadêmico, mas também em debates de interesse do público em geral.
Etimologicamente, a palavra governança está relacionada a governo; assim, governança corporativa refere-se ao sistema pelo qual os órgãos e os poderes são organizados dentro de uma empresa (corporation). A literatura apresenta diferentes definições sobre o termo.
“Witherell2 define governança corporativa como o sistema pelo qual as empresas são dirigidas e controladas, distribuindo direitos e responsabilidades entre os diferentes participantes da empresa, tais como conselho de administração, diretoria, proprietários e outros stakeholders. A governança corporativa é um conjunto de práticas que tem por finalidade otimizar o desempenho de uma companhia, protegendo investidores, emprega dos e credores, facilitando, assim, o acesso ao capital.” (WITHERELL, W,1999) “Governança corporativa é o conjunto de práticas administrativas para otimizar o desempenho das empresas - com seus negócios, produtos e serviços - ao proteger, de maneira equitativa, todas as partes interessadas –acionistas, clientes, fornecedores, credores, funcionários, governo- facilitando o acesso ás informações básicas da empresa e melhorando o modelo de gestão.”