Prova da USP
Atenção: As questões de números 1 a 4 referem-se ao caso abaixo. Utilize o caderno de respostas, no lugar delimitado para responder essas questões.
Homem de 77 anos de idade está internado em enfermaria de cirurgia geral de um hospital secundário para correção de hérnia inguinal recidivada. Há 30 anos foi submetido à correção de hérnia inguinal direita. Há cinco anos notou abaulamento no local da cirurgia de correção, que aumenta à manobra de Valsalva, com dor em queimação no local.
Antecedentes pessoais: Obeso desde a adolescência, hipertenso e diabético há 20 anos. Foi submetido à colecistectomia há quatro anos e a ressecção transuretral de próstata há três anos. No exame clínico, consciente, orientado, pressão arterial = 134 x 68 mmHg, pulso = 72 bpm, frequência respiratória = 16 ipm, Peso = 89 kg, altura = 1,66 m. Presença de hérnia inguinal direita redutível, de tamanho moderado. Presença das cicatrizes decorrentes dos procedimentos descritos na história clínica. Não há outras anormalidades de exame clínico.
QUESTÃO 1. Com exceção da idade do paciente e do tempo decorrido desde a primeira cirurgia para correção da hérnia, cite dois fatores de risco para recidiva da hérnia neste paciente. O paciente foi encaminhado ao centro cirúrgico para cirurgia corretora.
R: Obesidade
Hiperplasia prostática benigna
Técnica cirúrgica utilizada inicialmente, sem tela
QUESTÃO 2. Cite o tipo de hérnia inguinal mais provável neste caso. Justifique brevemente sua resposta.
R: Hérnia direta
Deiscência ou falha da sutura
QUESTÃO 3. Cite a técnica cirúrgica mais adequada para o caso, visando diminuir o risco de nova recidiva. O diagrama abaixo representa o campo cirúrgico da cirurgia corretora.
R: Lichtenstein ou Stoppa ou River ou McVay ou com tela ou sem tensão
QUESTÃO 4. Respeitando a numeração expressa no diagrama, escreva no caderno de respostas os nomes dos reparos anatômicos apontados.
R: 1. Músculo oblíquo interno (aceita-se: músculo transverso