bacharel em Administração
Inteligência Artificial (IA) é o estudo e a criação de equipamentos que podem exibir qualidades semelhantes às dos seres humanos, incluindo a capacidade criativa, de raciocínio e de bom senso.
Especialistas em inteligência artificial acreditam que um dia os computadores serão capazes de aprender linguagens naturais, como o inglês, perceber objetos da mesma maneira como os humanos percebem e exibir todas as qualidades que julgamos compor a razão humana – a capacidade de pensar, de fazer julgamentos, de chegar a conclusões e de fazer comparações. Esses sistemas não se parecerão com robôs, em vez disso, eles residirão em computadores desktop, semelhantes àqueles a que atualmente chamamos computadores pessoais.
A inteligência artificial também é material dos sonhos militares, nos quais máquinas com IA combaterão em futuras guerras com considerável independência da intervenção humana. Mas como saber se uma máquina possui essas qualidades de inteligência? Como dizer que se construiu uma máquina capaz de conduzir uma guerra autônoma?
O cientista de computação britânico Alan Turing propôs, em 1948, um teste para verificar essas dúvidas. Através do teste de Turing, um humano e um computador são colocados em um compartimento separados e interligados com o propósito de se comunicar; se a pessoa não souber dizer se está falando com um computador ou com outro ser humano, então a máquina é inteligente, até hoje, nenhuma máquina passou no teste de Turing,
1. A família de técnicas de inteligência artificial
A inteligência artificial não é um fenômeno isolado, mas uma família de atividades por vezes relacionadas, em que cada uma busca capturar algum aspecto da inteligência dos seres humanos e de seu modo de pensar.
1.1 Linguagem Natural
Focaliza o reconhecimento e a geração de linguagem falada, portanto a meta básica é construir hardware e software de computador que possam reconhecer a fala humana e “ler” textos e que também