baba
O controle tem que atuar medindo e corrigindo o desempenho para assegurar que os planos sejam executados da maneira que foram previamente elaborados e estabelecidos. Desse modo, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) planeja e controlar a produção dos bens, abrangendo inclusive as matérias primas necessárias, a quantidade de mão-de-obra, as máquinas e equipamentos, o estoque de produtos acabados disponíveis no tempo exato para ser efetuada as entregas aos clientes. Para funcionar satisfatoriamente, o Planejamento e Controle da Produção (PCP) deve ser um centro de informações para a produção, sendo divididos em 4 (quatro) fases principais: o Projeto de Produção, a Coleta de Informações, o Planejamento da Produção e o Controle da Produção.
Fluxo de Caixa Relevante
O fluxo de caixa, de acordo com diversos autores (Oliveira, 2003; Santos, 2001; Zadnowicz, 2002; Assaf Neto e Silva, 2002 e Gitman, 2002), é uma ferramenta importante que pode ser utilizada para projetar as entradas e saídas de recursos financeiros em um determinado período, predizer as necessidades de captação de recursos, bem como possibilitar a previsão de excedentes de caixa.
A utilização do fluxo de caixa possibilita ao gestor programar as entradas e saídas de recursos financeiros das empresas, de forma que possam operar de acordo com as metas e o objetivo determinado. O seu devido conhecimento auxilia na análise da movimentação dos recursos financeiros da empresa, permitindo com isso o mapeamento dos rumos percorridos por esses recursos, principalmente os que aumentam ou diminuem o nível de caixa.
2 Fluxo de Caixa
Para Padoveze (2009), a geração de caixa é o objetivo principal na missão de cada empresa, por meio da efetivação financeira dos lucros necessários a remuneração do capital investido, permitindo assim, a sua continuidade. A geração de caixa é evidenciada pela projeção do fluxo de caixa, que de acordo com Zdanowicz (1989) é o instrumento de