baba
2014
Trabalho sobre:
Glândulas anexas
Trabalho para a disciplina de Educação Física
Sumário
Introdução
O tubo digestivo vai da boca ao ânus e tem ligação com as glândulas anexas: as salivares, o fígado e o pâncreas.
Na boca geralmente estão presentes estruturas relacionadas com a captura, manipulação e trituração do alimento, além de glândulas produtoras de muco e enzimas, entre outras.
Enquanto é mastigado, o alimento se embebe de saliva, produzida por três pares de glândulas salivares, as parótidas, as submandibulares e as sublinguais. A saliva contém uma enzima digestiva, a amilase, que decompõe o amido. Os canais das glândulas salivares desembocam na boca.
O Fígado, que pesa cerca de 1.400g, armazena substâncias, como glicose (convertida em glicogênio), ferro e vitaminas; sintetiza proteínas; inativa produtos tóxicos; metaboliza e elimina resíduos gerados no próprio corpo (como a uréia , o ácido úrico e o ácido lácteo).
O Pâncreas produz o suco pancreático, lançando no interior do intestino delgado, além de hormônios, como a insulina e o glucagon.
Glândulas anexas
Ao tubo digestivo estão associadas glândulas que produzem sucos digestivos ricos em enzimas e outras substâncias que ajudam a dissolver os alimentos. O fígado intervem, ainda que não produza qualquer suco digestivo, mas sim, a bílis que funciona como emulsificante (ajuda a quebrar a gordura em gotas de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção, ou seja, a digestão). As glândulas anexas são:
1 - Glândulas salivares:
1.1 - Glândulas parótida
1.2 – Glândulas submandibulares
1.3 - Glândulas sublinguais
2 - Pâncreas
3 - Fígado
Glândulas salivares
As Glândulas Salivares estão ao redor da boca humana e produzem a saliva, cuja função é de transformar amido em produtos mais simples e inicia o processo digestivo. A saliva também contém anticorpos proteicos que destroem as bactérias presentes na boca