Açúcares redutores em glicose
Introdução
Segundo a legislação vigente, a cachaça poderá conter açúcares expressos em sacarose em até 6g/L, e desta concentração até 30g/L deve apresentar no rótulo a expressão “Cachaça adoçada”. A adição de sacarose tem o intuito de mascarar imperfeições oriundas do processo produtivo ou tornar o paladar do produto mais suave.
Materiais e métodos
Açúcares redutores em glicose
Pipetou-se 50 mL de amostra desalcoolizada num balão de 100 mL e completou-se o volume. Em seguida, efetuou-se clarificação pipetando a mesma alíquota em um balão volumétrico de 100 mL, posteriormente adicionou-se 2 mL da solução de acetato neutro de chumbo. Logo após colocou-se uma pitada de carvão ativo, agitou-se bem e deixou a solução em repouso por 10 minutos. Em seguida, completou-se o volume com água destilada e filtrou-se o conteúdo do balão sobre 0,4g de fosfato monoácido de sódio por mililitro de solução de acetato de chumbo utilizado em um erlernmeyer de 250 mL. Em seguida, adicionou-se uma pitada a mais de fosfato para assegurar a completa precipitação do acetato de chumbo e filtrou-se novamente. Posteriormente, transferiu-se o filtrado para uma bureta de 50 mL. Paralelamente colocou-se em um erlernmeyer 10 mL da solução de Fehling A e 10 ml da solução de Fehling B e adicionou-se 20 ml de água destilada e levou-se para aquecer na chapa. Assim que a solução começou a entrar em ebulição iniciou-se a titulação.
Açúcares não redutores em sacarose
Pipetou-se 50 mL da amostra preparada na análise anterior para um balão volumétrico de 100 mL, adicionou-se 1 mL de ácido clorídrico concentrado e colocou-se em banho-maria por 15 min. Posteriormente, esfriou-se a temperatura ambiente a amostra e neutralizou-a com NaOH 5eqg/L, sendo utilizado papel de tornassol como indicador e completou-se o volume com água destilada, levou-se para a chapa assim que a amostra entrou em ebulição fez-se a titulação.
Título da Solução de Fehling: T = Volume em mL gasto de glicose x