oi p vc
DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
2ª Experiência:
IDENTIFICAÇÃO DE AÇÚCARES REDUTORES
TURMA: ACS 0362 – T02
PROFESSOR: Juliana Vaez
Equipe: Amanda de Carvalho Italo Urcezino Laressa Marques Nayara Oliveira Ruan Paulino
Mossoró, 15 de Maio de 2014.
Objetivos:
Identificar açúcares redutores e não redutores por meio da reação de Tollens e pela reação Fehling.
Revisão bibliográfica:
Definição de carboidratos:
Carboidratos ou carbonos hidratados, ou glicídios são substâncias formadas de C, H e O2 na proporção de 1:1, C e H2O, de fórmula geral Cm (H2O)n. São polihidroxialdeídos e/ou polihidroxicetonas unidos por ligações hemiacetálicas ou ligações glicosídicas que possuem configuração tridimensional e quando ativos atuam como agentes redutores.
Classificação:
Os monossacarídeos têm uma forma geral (CH2O) n, sendo n = 1 ou 9, são doces, são solúveis em água, não são hidrolisáveis (não se podem dividir) e são todos açúcares redutores (perdem eletrons com facilidade).
Os oligossacarídeos são constituídos por polímeros de 2 a 10 oses unidos por ligações glícosídicas, são doces, são solúveis em água, são hidrolisáveis e alguns são açúcares redutores.
Os polissacarídeos são polímeros constituídos por mais de 10 oses, são hidrolisáveis, não são solúveis em água e não são redutores.
Açúcar redutor: Um açúcar é dito redutor se ele possui na molécula um grupo aldeído ou cetona. Estão também incluídos no grupo dos açucares redutores os açucares que não possuem este grupo, mas são capazes de formar este grupo quando em solução por isomerismo. Os monossacarídeos, são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico cetônico ou aldeídico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. A glicose, por exemplo, é um açúcar redutor pois tem o grupo