Ações de controle p, pi e pid
Eletrônica de Potência
Trabalho: Retificador Trifásico de meia onda, com três diodos, com Carga Resistiva.
Palmas - TO
Março de 2013
Apresentação
O presente trabalho foi solicitado aos alunos do Curso de Sistemas Elétricos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFTO - 4º Período – 2012/2, como atividade complementar da disciplina: Eletrônica de Potência.
Professor: Jorge Luiz Dias.
Introdução
Os conversores de corrente alternada para corrente contínua são conhecidos como retificadores. Eles podem ser implementados com diodos ou tiristores, podendo ser monofásicos ou trifásicos, controlados ou não controlados.
Os retificadores são utilizados para alimentar cargas em corrente contínua como: computadores, carregadores de baterias, motores DC, etc.
Neste trabalho abordaremos o funcionamento do retificador trifásico de meia onda, com três diodos, e carga Resistiva.
Desenvolvimento
O retificador trifásico, assim como o monofásico, tem suas características intrínsecas, o que permite a cada um deles sua utilização própria visando uma melhor aplicabilidade na indústria ou onde seja necessária sua utilização.
Assim sendo, citaremos a seguir, algumas características do retificador trifásico: * Tensão de saída mais alta para uma mesma entrada; * Menor ondulação; * Ondulação de frequência mais alta, facilitando a filtragem.
Princípio de operação: Um diodo é conectado a cada uma das três fases do secundário de um transformador, onde, apenas o diodo conectado à fase dominante (a de maior amplitude) está conduzindo, conforme mostra a Figura 1.
Figura 1 – Retificador Trifásico.
Quando VBN for maior que VRN e quando VBN for maior que VYN, então nesta situação VBN é dominante, ou seja, o seu valor de tensão instantânea é maior, fazendo com que o diodo ligado na fase B fique diretamente polarizado, permitindo o fluxo de corrente.