Fichamento - história concisa da escrita (charles higounet)
As escritas não-alfabéticas. p.29-58.
A escrita sumero-acádica
“A escrita cuneiforme, inventada pelos sumérios, é o mais antigo sistema de escrita que conhecemos atualmente [...]. O termo ‘cuneiforme’, que significa em forma de ‘cunha’, caracteriza seu aspecto exterior anguloso” (p. 29).
“Depois de ter servido de notação à língua dos sumérios [...], essa escrita se propagou em toda a Ásia anterior, onde se tornou o meio de expressão de línguas diversas” (p. 29).
“Sua origem permanece sem solução. [...] Ela nem pertence ao grupo indo-europeu, nem ao grupo semítico. Era uma língua de tipo aglutinante, que compreendia muitos elementos monossilábicos. [...] Várias palavras eram homófonas, isto é, pronunciadas da mesma maneira, mesmo tendo sentidos diferentes” (p. 30).
“Alguns cientistas levantaram a hipótese da origem comum das escritas do mundo antigo: sumério, proto-elamita, egípcio, proto-indiano, chinês. Outros tentaram descobrir num ‘proto-sumério pictográfico’ o ancestral de todas as escritas. Não há dúvida, [...], de que há entre elas algumas semelhanças internas. São todas escritas analíticas, ‘escritas de palavras’. É possível que elas tenham saído de uma mesma ideia; mas, do ponto de vista da forma, é mais provável que cada centro de civilização tenha realizado a ideia dessa escrita por seus próprios meios” (p. 30).
“A escrita [...] dessa longínqua e primeira era suméria não era ainda cuneiforme; ela está no estágio semipictográfico em que quase se reconhece nos sinais o objeto representado. Foi progressivamente, [...], que a escrita suméria evoluiu para se tornar verdadeiramente cuneiforme por seu aspecto exterior e meio analítico, meio fonética por seu mecanismo interno” (31).
“Para escrever mais rápido, os escribas inicialmente substituíram os dois instrumentos, cálamo para os traços, cunha arredondada para algumas marcas, cujo emprego é demonstrado