Ação revisional aluguel
CASSIUS, nacionalidade..., profissão..., viúvo, RG..., CPF..., endereço... cidade de Sinop, estado do Mato Grosso, por meio de seu advogado que esta subscreve (conforme instrumento de mandato em anexo, documento...), o qual recebe intimações no endereço abaixo indicado (artigo 39, I do Código de Processo Civil), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO REVISIONAL DE ALUGUEL, PELO RITO SUMÁRIO, COM PEDIDO DE ALUGUEL PROVISÓRIO, com fundamento nos artigos 68 e seguintes da Lei 8.245/91 em face de MAX, nacionalidade..., profissão..., casado, RG..., CPF..., endereço... cidade de Cuiabá, estado do Mato Grosso, pelas razões adiante expostas.
I - DOS FATOS
Há pouco mais de 36 meses, o autor desta ação figura como locador de um imóvel residencial, localizado nesta cidade de Cuiabá, ao réu Max. O valor pago a título de aluguel pelo locatário é de R$4.000,00 (quatro mil reais) mensais.
Ocorre que tal montante vem se tornando cada vez mais defasado, frente aos preços que vem sendo praticados nas locações de imóveis na mesma área. Nota-se que a maioria dos aluguéis ali cobrados permeiam o total de R$6.000,00 (seis mil reais).
Mesmo após procurar o locatário, objetivando um reajuste no valor pago mensalmente, o locador não obteve êxito em firmar um aumento no aluguel que recebe. Por este motivo, busca o poder judiciário, a fim de fazer valer seu direito como locador.
II - DO DIREITO
A Lei de Locação, número 8.245/91, estipula no parágrafo único de seu artigo 17 que, às locações residenciais devem ser aplicados reajustes periódicos. Isso porque não pode o locador prejudicar-se com os fenômenos da valorização imobiliária e da inflação no mercado de consumo, ao estagnar o valor que