Ação de reparação de danos
....................................................... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., por seu advogado infra-assinado, com escritório profisional na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., vem mui respeitosamente perante Vossa Excelência propor a presente
REPARAÇÃO DE DANOS
pelo rito sumário, com fulcro nos arts. 275 e seguintes do Código de Processo Civil, contra .................................... (qualificação), residente e domiciliado na Rua .... nº ...., na Cidade de ...., pelos motivos de fato e de direito que passa a aduzir:
PRELIMINARMENTE:
O Requerente pleiteia os benefícios da JUSTIÇA GRATUITA, assegurada pela Lei 1060/50, tendo em vista não poder arcar com as despesas processuais. Para tanto, faz juntada do documento necessário - declaração de pobreza.
DOS FATOS:
Em data de ...., às .... horas, aproximadamente, o ora Requerente trafegava em sua bicicleta pela Rua ...., quando foi violentamente abalroado pelo veículo marca ...., modelo ...., cor ...., placa ...., que vinha pela mesma rua, em sentido contrário, conduzido pelo Requerido, conforme se demonstra pelo croqui em anexo.
O Requerente, dada a gravidade dos ferimentos que sofreu, foi imediatamente encaminhado ao Hospital ...., onde permaneceu por .... dias.
DO DIREITO:
A culpa pelo evento danoso é atribuída apenas e tão somente à inteira negligência do Requerido.
Em assim sendo, reza o art. 159 do Código Civil:
"Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano."
DOS DANOS:
Quando da entrada do Requerente no Hospital ...., diagnosticou-se que o mesmo havia quebrado as duas pernas, bem como fraturou o punho direito, que foi reconstituído no próprio hospital.
Após passados .... dias, o Requerente pode voltar para