Ação de Alimentos
ANTÔNIO PEDRO, brasileiro, viúvo, desempregado portador do documento de identidade n°..., inscrito no Cadastro de Pessoa Física – CPF sob o n°..., residente e domiciliado ..., cidade de Daluz, Estado de..., Vem, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, por seu advogado que esta subscreve, com fulcro no artigo 1°, e seguintes da Lei n°, 5.478/68 propor a presente
AÇÃO DE ALIMENTOS
Em face de Arlindo, filho do requerente, estado civil e profissão ignorados, residente e domiciliado em Italquise, pelas razões de fato e de direito à seguir aduzidas.
DA JUSTIÇA GRATUITA E TRAMITAÇÃO
Inicialmente, requer à Vossa Excelência sejam totalmente deferidos os beneficie da justiça gratuita, com fulcro no § 2°, do artigo 1° da Lei, n° 5.478/68, combinado com a lei n° 1.060/50, por não ter condições de arcar com as custas processuais, e honorários advocatícios sem prejuízo de seu próprio sustento.
O requerente, por ter idade superior a 60 anos, requer ainda a prioridade na tramitação da demanda, em razão de determinação legal prevista no artigo 71 do Estatuto do Idoso, bem como no artigo n°. 1211-A, do vigente CPC.
Por fim, deve o presente feito ser recebido pelo procedimento especial, em razão do que determina o artigo primeiro da lei de Alimentos.
DOS FATOS
O requerente fora casado por mais de 40 anos com Lourdes, sendo que desta relação estável e duradoura o casal teve um único filho, que se apresenta na presente ação como requerido, qual seja, o senhor Arlindo, empresário bem sucedido no ramo hoteleiro.
Ocorre que recentemente, veio o requerente à perder sua esposa em virtude do óbito da mesma, acometido de imensa tristeza, o autor da presente ação deixou de trabalhar e por este motivo, começou a passar por dificuldades financeiras, sendo que atualmente sobrevive da ajuda de parentes e vizinhos.
Ciente dos direitos