materia e energia
(Teoria)
Matéria e Energia
MATÉRIA
Tudo em que você puder pensar, destas páginas que você está lendo até a cadeira que você está sentado, a água que você bebe, tudo é feito de matéria. Mas a matéria não é apenas uma coisa que você pode tocar. Inclui o ar que se respira. Os planetas no Universo, seres vivos e inanimados, insetos e rochas. Tudo é feito de matéria.
Portanto definimos matéria como tudo aquilo que possui massa e que por sua vez ocupa lugar no espaço. Toda matéria é constituída de pequenas partículas chamadas átomos, que por sua vez são formadas de partícula ainda menores, chamadas partículas subatômicas.
A Química envolve o estudo da matéria e do que ela é feita, e como os átomos se unem para formar materiais diferentes.
CRIAÇÃO DA MATÉRIA: COMO TUDO REALMENTE ACONTECEU
Muitos cientistas acreditam que toda matéria foi criada em uma explosão chamada Big Bang, que produziu muito calor e energia. Algumas dessas porções dessa energia transformaram-se em pequenas partículas. As partículas reuniram-se em átomos que formaram todo o Universo em que vivemos. Big Bang
Muitas teorias são tão criativas que se assemelham às mais fantasiosas narrativas de ficção científica. A teoria do Big-Bang, um modelo para explicar a formação do Universo, é um bom exemplo dessa criatividade. Em 1929, o astrônomo norte-americano Edwin Hubble propôs, a partir de algumas evidências experimentais, que o Universo estaria em expansão. Um balão de borracha sendo inflado seria um modelo modesto dessa expansão que estaria ocorrendo com todos os corpos celestes.
Por volta de 1950, o astrônomo ucraniano George Gamov sugeriu uma explicação fantástica. Segundo ele, o Universo, como conhecemos, seria o resultado de uma vasta explosão inicial, que foi chamada de BigBang. As galáxias e todos os demais corpos celestes seriam "fragmentos" dessa explosão. Em 1965, dois físicos norte-americanos,